O Dia do Pai*

Eu sei que todos os anos festeja-se o Dia do Pai, e sei que, todos os anos, será mais um dia difícil de enfrentar!

O primeiro Dia do Pai, sem o pai cá, foi complicado... já o sabia de antemão que seria. O padrinho {ou Pai...drinho, como costumo chamar} marcou presença nos festejos da creche para que o Gonçalo não sentisse a ausência da sua figura masculina.

Este ano, o segundo ano, pensei que seria mais fácil encarar esse dia, mas a ferida demora a cicatrizar, e ao mais pequeno toque, lá volta a sangrar...

Hoje, um dos meninos da escolinha dele chegou ao pé de mim e mostrou-me um trabalhinho que a professora {que não é a do Gonçalo, por isso não sei se ele terá algo do género ou diferente} enviou para que elaborasse com o pai.

As mãos de ambos pintadas numa folha. Achei amoroso.

Na inocência dele {se bem que ele já sabe que o pai do Gonçalo não está cá} perguntou-me se o Gonçalo também iria fazer o trabalho. Por uma fração de segundos fiquei sem resposta.

"Não sei", respondi. 

Tal como não sei como será daqui para a frente sempre que houver o Dia do Pai {ou qualquer outra atividade ligada ao pai}. Não sei como lidarei com tudo isso.

Sei que me sinto impotente por não puder dar ao meu filho aquilo que ele merecia. Um pai fisicamente presente {porque espiritualmente não tenho dúvidas que esteja sempre com ele}. O seu companheiro para a vida, aquele que faria os trabalhos da escolhinha com ele. Que o iria buscar à escola. Que o esperaria na porta do prédio. O levaria às cavalitas ou o atiraria ao ar, como tantas vezes fazia.

O Gonçalo ainda é pequeno para ter percepção dessa ausência física do pai, mas um dia... aquele dia.

Acredito que na altura saberei o que dizer, o que fazer. Tenho plena consciência de que tudo se resolve a seu tempo. Sei disso tudo, mas... há coisas que por mais que se saiba, doem para lá do imaginável!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Parabéns sobrinho traquina!

14 anos de blog 💛

3 anos de casamento...