Simplicidadღ

"Um estilo de vida simples é uma prática fundamental para polir a mente."

~

Li esta frase no livro "ZEN A arte de viver simplesmente", e, cada vez mais, acredito que viver um estilo de vida baseado na simplicidade, no minimalismo é fundamental para o nosso bem-estar físico e psicológico.

Viver com o essencial. Despojarmo-no do que é inútil e apenas "enche" a casa... e a nossa mente!

Vivi algum tempo muito agarrada a bens materiais. Demorei a praticar o desapego em relação às coisas do Jorge. Ainda tenho roupa dele em casa, mas já não sinto que seja por um questão de "obsessão" para que não se mexa nelas. Foram ficando e não vivo "presa" a isso. Sei que daqui a uns tempos doarei essas roupas e lidarei bem com isso. 

A questão é quando esses pertences vivem como que "colados" a nós. É aterrador sentir que não te queres "desfazer" daquela camisola. É assustador sentir que não o queres fazer, porque há uma réstia de esperança de que ele volte a precisar. É só estúpido, eu sei. Mas, só o é quando assistimos a isso de forma mais distanciada, mais racional. Hoje, sei que não era saudável. E que o desapego era importante acontecer.

Não é algo que se consiga fazer do dia para a noite, mas quando acontece é, de certa forma, libertador. Não no sentido de que nos desfazemos do que era do nosso passado, mas sim por sentir que conseguimos lidar melhor com o presente. 

Tenho plena consciência que estou, apenas, no início dessa aprendizagem {apesar de já terem passado quase 3 anos}, e que ainda tenho muito caminho pela frente, mas sentir que vou tendo percepção daquilo que quero e do que não quero. Do que me faz bem ou não. Do que, naquele momento, é melhor para mim. 

E, sentir que as minhas atitudes {que não agradarão a todos... paciência!}, as minhas decisões já não me deixam a pensar sistematicamente no que irão pensar os outros...e isso, tem sido uma lufada de ar fresco na minha vida. 

Vivi muito tempo focado no que pensarão os outros, no que irão dizer, e acabava sempre por fazer aquilo que era "politicamente" correto. O chamado "tem de ser", "parece mal". E, claro que depois quem "pagava a conta" era eu. Com mais ansiedade. 

Tenho tentado focar mais em mim, e naquilo que eu quero, e me faz sentir bem. Se a priori sinto que não vai ser benéfico para o meu bem-estar emocional, opto por não fazer ou não ir. 

Procuro que assim seja, independentemente do que os outros possam pensar. Sou sincera quanto ao que sinto e procuro sê-lo com os outros. 

Focar em mim. Na minha forma de encarar a vida. A minha vida. A minha dor. A minha aprendizagem.

E, neste sentido, viver de forma mais simples tem ajudado a polir a [minha] mente. A clarificar e, sobretudo, a serenar a minha mente [demasiada] inquieta. 

Praticar o minimalismo, a simplicidade é, cada vez mais, um prática essencial para a minha vida. 

O destralhar de bens materiais, de pensamentos negativos, de pessoas tóxicas, pessoas que não acrescentam nada à nossa vida... focar na simplicidade... dar atenção a quem me dá atenção... aprender a saborear a minha presença...e, sobretudo, procurar sempre respeitar-me, acima de tudo... 

~


Comentários

A TItica disse…
Ja aprendi que destralhar essencialmente de pessoas tóxicas é já uma questão de sobrevivência!!!

Força em todas essas etapas que te fazem sentir melhor!!!
Josiana Leal disse…
Tão verdade... Um beijinho e obrigada 💚

Mensagens populares deste blogue

Parabéns sobrinho traquina!

14 anos de blog 💛

3 anos de casamento...