O Monstro das Cores*

Cada vez mais, numa sociedade tão frenética como a nossa, vamos descurando a nossa parte emocional.. deixamos para segundo plano as emoções. 

É frequente não "termos tempo" para perceber as emoções inerentes a determinado comportamento. Rotulamos uma birra como um capricho. Um ato desafiador. Enervamo-nos quando os nossos filhos desatam aos berros sem razão aparente... e só pioramos a situação!

Para trabalhar as emoções de forma divertida com o Gonçalo, comprei o livro, já bastante conhecido, O Monstro das Cores

Este livro é muito simples, prático e objetivo. Apresenta as principais emoções que sentimos ao longo de um dia... o medo, a calma, a felicidade, a raiva... associadas a cores, o que torna ainda mais divertido o momento da leitura e aprendizagem.

O Gonçalo já conseguiu integrar os exemplos do livro no dia a dia.. ainda ontem, chamei-o a atenção para determinada situação e ele disse "Estás zangada?". Achei maravilhoso! É a prova de que, as crianças são mais receptivas ao trabalho das emoções do que aquilo que julgamos.

Para além de um momento divertido, em que incutimos a importância do hábito da leitura, também trabalhamos a educação emocional da criança, que é essencial para formarmos futuros cidadãos de bem com a vida. Capazes de saberem gerir as mais diversas emoções que sentirão. Ensinar as crianças a criar empatia para com os outros. Saberem olhar com atenção para o outro e perceber o que o este está a sentir.

Com o Gonçalo faço o jogo das expressões faciais. Vou mudando a minha expressão facial e ele associa à emoção correspondente. Quando eu mostro medo, ele abraça-me... e, perante isso, penso  que não há muito mais a acrescentar. ♡




Comentários

Muito bom, obrigada inspiraste-me a comprar um livro esta semana para o meu filho.
Josiana Leal disse…
Valley of the dolls,

obrigada eu pela partilha! Este livro é super interessante e há imensos jogos que se podem fazer a partir dele :)

Beijinhos*
Vespinha disse…
As minhas filhas também adoram!

Mensagens populares deste blogue

Parabéns sobrinho traquina!

3 anos de casamento...