Diferente ❣

Já escrevi cá no blogue (aqui) sobre isso de ser diferente ou de "não ser normal". Confesso que me faz uma certa confusão este rótulo que se coloca às pessoas que a sociedade considera como sendo diferentes... como se isso fosse algo de mau, de pejorativo, merecedor de algum desdém.

E fico sempre muito perturbada quando assisto a situações em que a diferença é vítima de preconceito. 

A entrevista, à deputada Joacine Katar no Programa da Cristina, é de aplaudir de pé!

Ela consegue abordar com clareza e firmeza {e, até gagueja muito menos quando o faz} a importância de aceitarmos a diferença, de educarmos para a diferença. E, foca um aspeto importantíssimo no que diz respeito a ser-se diferente numa sociedade padronizada para sermos todos iguais... deixa-nos a pensar no facto de, muitas vezes {ou até sempre}, o problema estar naqueles que apontam o dedo à diferença, que olham com pena, que gozam, que não entendem a diferença como algo de normal... é nessas pessoas que reside a verdadeira diferença... pelo simples facto de não estarem preparadas para compreender que não somos, nem temos de ser todos iguais.

E compreender isso, aceitar essa realidade, passa muito pela educação.

Passa pelos pais em educarem os seus filhos com base na aceitação e no respeito pela diferença. Na preocupação de educá-los para que sejam seres humanos mais atentos, mais empáticos, menos preconceituosos.

Passa pela sociedade, que precisa de ser educada para encarar problemas como a gaguez da deputada, como o autismo do filho do vizinho, como a doença mental da tia... como situações que merecem respeito e, sobretudo, menos descriminação!

O problema não está na deficiência, na diferença.... o problema está em nós, porque nos incomoda,  nos deixa desconfortáveis... porque nos dá trabalho termos de ser mais tolerantes, mais empáticos, mais pacientes... o problema está em quem não sabe aceitar essa diferença com normalidade... e, infelizmente, ainda há algum [ou até muito] trabalho para ser feito para que TODOS possam perceber {e aceitar} que somos todos diferentes... e ainda bem! ♡

{Vejam a entrevista... vale muito a pena! [AQUI]}

Pinterest

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Parabéns sobrinho traquina!

3 anos de casamento...

14 anos de blog 💛